Destaques


 

 

 

 


Projeto P3M - Práticas Profissionais dos Professores de Matemática

 

As recentes orientações curriculares para a disciplina de Matemática estabelecem objetivos desafiantes para a aprendizagem dos alunos. Contudo, também colocam desafios significativos às práticas dos professores. Este projeto pretende estudar as práticas profissionais de professores de Matemática e as condições da sua transformação.

O projecto P3M mobiliza o conhecimento actual na área respeitante ao trabalho do professor, especialmente no que se refere ao planeamento de unidades de ensino que apoiam as trajectórias de aprendizagem dos alunos bem como à gestão da comunicação matemática na aula. Este conhecimento apoia o desenvolvimento de experiências, tanto de ensino da Matemática (em diferentes anos de escolaridade e enfatizando ideias curriculares importantes) como na formação inicial e contínua de professores.

Baseando-se em experiências realizadas em sala de aula, o projeto desenvolve recursos multimédia para a formação inicial e contínua de professores de Matemática. Estes recursos destinam-se ao ensino básico e ao ensino secundário (casos multimédia), incluindo vídeos que ilustram várias fases de uma aula, a partir da realização de uma tarefa matemática pelos alunos..

O projeto envolve 6 instituições de ensino superior em Portugal, sendo a equipa constituída por investigadores doutorados envolvidos na formação inicial, continua e pós-graduada de professores, bem como alunos de doutoramento e mestrado que são professores experientes ou formadores de professores a trabalhar no terreno.

Pode consultar as publicações realizadas no âmbito do projeto no separador "Leituras".