Mais sobre o P3M
Contexto e objetivos
A aprendizagem dos alunos depende de forma crítica da ação do professor na sala de aula. As orientações curriculares atuais para a disciplina de Matemática estabelecem objetivos desafiantes para a aprendizagem dos alunos, o que, por sua vez, coloca fortes desafios às práticas profissionais dos professores. Deste modo, o presente projeto estuda as práticas profissionais dos professores de Matemática na sala de aula, dando especial atenção à natureza das tarefas que selecionam (Ponte, 2005), ao modo como conduzem a sua realização e à comunicação que favorecem, em especial nos momentos de discussão coletiva (Stein, Engle, Smith, & Hughes, 2008). Em todos estes aspetos da prática do professor procura-se ter em atenção os processos que estes utilizam na tomada de decisões (Schoenfeld, 2000) e os fatores que influenciam a sua interpretação dos documentos curriculares oficiais. Além disso, o projeto desenvolve protótipos de recursos multimédia (casos multimédia) para serem usados na formação inicial e contínua de professores de Matemática dos diferentes ciclos e níveis de ensino, testados nos dois tipos de formação. Esses recursos incluem descrições da prática profissional em aulas de carácter exploratório, tarefas para os professores realizarem e sugestões para os formadores de professores.
Metodologia
O projeto P3M está estruturado em quatro tarefas distintas e nele participam professores que investigam a sua prática com o apoio de investigadores académicos e professores que refletem sobre a sua prática com o apoio de um professor investigador. São realizados estudos qualitativos, de cunho interpretativo bem como experiências de ensino e de formação. A recolha de dados é feita sobretudo por observação com gravação áudio e vídeo, sendo também realizadas entrevistas e análise documental.
Resultados
No âmbito da investigação realizada sobre a prática do professor em aulas de carácter exploratório, desenvolvemos um modelo de análise das práticas profissionais do professor na sala de aula, que combina uma perspetiva cognitiva e sociocultural. Este modelo, que dá especial atenção à natureza das tarefas propostas e à comunicação na sala de aula, foi aplicado em diversos estudos parcelares, evidenciando traços significativos de uma abordagem exploratória ao ensino-aprendizagem da Matemática, pautado pela forte presença (embora não exclusiva) de tarefas abertas de nível de desafio moderado e por uma comunicação dialógica onde se evidencia uma significativa presença de questões de inquirição.
No que respeita à produção de casos multimédia, desenvolvemos um quadro organizador das ações e intenções do professor que serve de suporte às atividades formativas e orienta a estrutura dos casos. Os casos multimédia apresentam uma variedade de conteúdos tendo em vista uma utilização diversificada e flexível na formação inicial e contínua de professores.
Referências
Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). Lisboa: APM.
Ponte, J. P., Quaresma, M., & Branco, N. (2012). Práticas profissionais dos professores de Matemática. Avances en Investigación en Educación Matemática, 1, 65-86.
Schoenfeld, A. (2000). Models of the teaching process. Journal of Mathematical Behavior, 18(3), 243-261.
Stein, M. K., Engle, R. A., Smith, M., & Hughes, E. K. (2008). Orchestrating productive mathematical discussions: Five practices for helping teachers move beyond show and tell. Mathematical Thinking and Learning, 10, 313-340.
Equipa
João Pedro da Ponte (Coordenador)
Hélia Oliveira
Ana Paula Canavarro
Darlinda Moreira
Helena Martinho
Luís Menezes
Rosa Tomás Ferreira
e ainda:
Ana Gafanhoto, Ana Isabel Silvestre, António Guerreiro, Célia Mercê, Cláudia Domingues, Cláudia Nunes, Cláudia Oliveira, Célia Mestre, Hélia Ventura, Isabel Velez, Joana Mata Pereira, Laura Bandarra, Lígia Carvalho, Maria da Graça Magalhães, Marisa Quaresma, Mónica Patrício, Nelson Mestrinho, Neusa Branco, Paula Gil (Bolseira de Investigação), Paulo Gil, Renata Carvalho, Sandra Campelos, Sandra Quintas