Programa
Seminário Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
15-16 Fevereiro de 2013
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Programa
15 fevereiro
11:00-11:30 – Sessão de Abertura: Apresentação do projeto e do seminário
João Pedro da Ponte (coordenador do projeto, Instituto de Educação, Univ. Lisboa)
11:30-12:30 – Conferência “Relações entre investigação académica e práticas letivas: Compreender, apoiar e transformar o ensino da Matemática”
Paola Sztajn (Univ. da Carolina do Norte, EUA)
Comentário de Ana Paula Canavarro (Univ. de Évora)
14:00-15:30 – Painel “Áreas de problematização do projeto”
Participantes: João Pedro da Ponte e Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa); Luís Menezes, ESE de Viseu; Darlinda Moreira e Sandra Campelos (Univ. Aberta);
Comentários: Salvador Llinares (Univ. de Alicante, Espanha) e Lurdes Serrazina (ESE de Lisboa)
Moderadora: Rosa Ferreira (Univ. do Porto)
15:30-17:00 – Simpósio I
Renata Carvalho & João Pedro da Ponte, "O papel das tarefas no desenvolvimento de estratégias de cálculo mental com números racionais"
Ana Gafanhoto & Ana Paula Canavarro, "A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações nas funções"
Cláudia Oliveira & Hélia Oliveira, "Modelação matemática no ensino profissional: as tarefas e o conhecimento extra-matemático"
Neusa Branco & João Pedro da Ponte, "Articulação entre pedagogia e conteúdo na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência em Álgebra".
Comentários: Dario Fiorentini (Univ. Estadual de Campinas, Brasil) e Henrique Guimarães (Instituto de Educação, Univ. Lisboa)
Moderador: Darlinda Moreira (Univ. Aberta)
17:00-17:30 – Pausa para café
17:30-18:30 – Conferência: “Mirada profesional: Componente de las practicas profesionales del profesor de matemáticas”
Salvador Llinares (Univ. de Alicante, Espanha),
Comentário de Helena Martinho (Univ. do Minho)
18:30-19:00 – Momento musical e convívio
16 fevereiro
09:30-10:30 – Conferência “Aprendizagem profissional e participação em comunidades
investigativas”
Dario Fiorentini (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Comentário de Luís Menezes (ESE de Viseu)
10:30-11:00 – Pausa para café
11:00-12:30 – Conferência “Casos multimédia na formação de professores”
Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa), Ana Paula Canavarro (Univ. de Évora), Luís Menezes (ESE de Viseu)
14:00-15:30 – Simpósio II
António Guerreiro, "Comunicação matemática na sala de aula: Conexões entre questionamento, padrões de interação, negociação de significados e normas sociais e sociomatemáticas"
Marisa Quaresma & João Pedro da Ponte, "A comunicação na sala de aula numa abordagem exploratória no ensino dos números racionais no 5.º ano"
Célia Mestre & Hélia Oliveira, "A construção coletiva da generalização num contexto de ensino exploratório com alunos do 4º ano de escolaridade."
Ana Paula Canavarro, Hélia Oliveira & Luís Menezes, "Práticas de ensino exploratório da matemática: ações e intenções de uma professora"
Comentários: Paola Sztajn (Univ. da Carolina do Norte) e Joana Brocardo (ESE de Setúbal)
Moderador: Helena Martinho (Univ. do Minho)
15:30-17:15 – Painel “Condições de mudança nas práticas profissionais dos professores de Matemática”
Participantes: Lurdes Figueiral (presidente da APM); João Almiro (Esc. Sec. Tondela); Paola Sztajn (Univ. da Carolina do Norte, EUA);
Moderadora: Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa)
17:15-17:30 – Encerramento