Logo P3M
  • Login
  • Seminário 2014
  • Seminário 2013
  • Casos Multimédia
  • Leituras
  • Materiais para a aula
  • Contactos
  • Programa
  • Textos
  • Transmissão online
  • Slides
  • Apoios
  • Contactos Seminário

Programa



Seminário Práticas Profissionais dos Professores de Matemática

15-16 Fevereiro de 2013


Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 

Programa

 

15 fevereiro


11:00-11:30 – Sessão de Abertura: Apresentação do projeto e do seminário

João Pedro da Ponte (coordenador do projeto, Instituto de Educação, Univ. Lisboa)

11:30-12:30 – Conferência “Relações entre investigação académica e práticas letivas: Compreender, apoiar e transformar o ensino da Matemática”

Paola Sztajn (Univ. da Carolina do Norte, EUA)

Comentário de Ana Paula Canavarro (Univ. de Évora)

14:00-15:30 – Painel “Áreas de problematização do projeto”

Participantes: João Pedro da Ponte e Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa); Luís Menezes, ESE de Viseu; Darlinda Moreira e Sandra Campelos (Univ. Aberta);

Comentários: Salvador Llinares (Univ. de Alicante, Espanha) e Lurdes Serrazina (ESE de Lisboa)

Moderadora: Rosa Ferreira (Univ. do Porto)

15:30-17:00 – Simpósio I

Renata Carvalho & João Pedro da Ponte, "O papel das tarefas no desenvolvimento de estratégias de cálculo mental com números racionais"

Ana Gafanhoto & Ana Paula Canavarro, "A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações nas funções"

Cláudia Oliveira & Hélia Oliveira, "Modelação matemática no ensino profissional: as tarefas e o conhecimento extra-matemático"

Neusa Branco & João Pedro da Ponte, "Articulação entre pedagogia e conteúdo na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência em Álgebra".

Comentários: Dario Fiorentini (Univ. Estadual de Campinas, Brasil) e Henrique Guimarães (Instituto de Educação, Univ. Lisboa)

Moderador: Darlinda Moreira (Univ. Aberta)

17:00-17:30 – Pausa para café

17:30-18:30 – Conferência: “Mirada profesional: Componente de las practicas profesionales del profesor de matemáticas”

Salvador Llinares (Univ. de Alicante, Espanha),

Comentário de Helena Martinho (Univ. do Minho)

    18:30-19:00 – Momento musical e convívio 

16 fevereiro


09:30-10:30 – Conferência “Aprendizagem profissional e participação em comunidades    

                   investigativas”

Dario Fiorentini (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)

Comentário de Luís Menezes (ESE de Viseu)

10:30-11:00 – Pausa para café

11:00-12:30 – Conferência “Casos multimédia na formação de professores”

Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa), Ana Paula Canavarro (Univ. de Évora), Luís Menezes (ESE de Viseu)

14:00-15:30 – Simpósio II

António Guerreiro, "Comunicação matemática na sala de aula: Conexões entre questionamento, padrões de interação, negociação de significados e normas sociais e sociomatemáticas"

Marisa Quaresma & João Pedro da Ponte, "A comunicação na sala de aula numa abordagem exploratória no ensino dos números racionais no 5.º ano"

Célia Mestre & Hélia Oliveira, "A construção coletiva da generalização num contexto de ensino exploratório com alunos do 4º ano de escolaridade."

Ana Paula Canavarro, Hélia Oliveira & Luís Menezes, "Práticas de ensino exploratório da matemática: ações e intenções de uma professora"

Comentários: Paola Sztajn (Univ. da Carolina do Norte) e Joana Brocardo (ESE de Setúbal)

Moderador: Helena Martinho (Univ. do Minho) 

15:30-17:15 – Painel “Condições de mudança nas práticas profissionais dos professores de Matemática”

Participantes: Lurdes Figueiral (presidente da APM); João Almiro (Esc. Sec. Tondela); Paola Sztajn (Univ. da Carolina do Norte, EUA);

Moderadora: Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa)

17:15-17:30 – Encerramento

Programa
pdf | 336.11 kB

Por favor descarregue aqui o programa

Projecto P3M | Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados | Projecto financiado pela FCT | Webdesign por Webgo